segunda-feira, 8 de março de 2010

RELATÓRIO E CONTAS DE GERÊNCIA- ANO ECONÓMICO DE 2009

RELATÓRIO E CONTAS 2009
RECEITAS 2009

1. O Grupo Desportivo Águias da Charneca recebe anualmente apenas dois subsídios monetários, - da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia da Charneca-, e é com eles que desenvolve a sua actividade desportiva e recreativa, envolvendo cerca de 100 atletas, nas modalidades de futsal e atletismo. Recebe outros donativos provenientes dos comerciantes locais, mas de pequenas quantias em dinheiro e, muitas vezes, em géneros alimentares para distribuição aos atletas.

2. É a única colectividade desportiva da Freguesia que não obtém outro tipo de receita, resultantes do exercício de actividades económicas / comerciais, designadamente exploração de bar/ café.


3. Os subsídios monetários recebidos destinam-se exclusivamente para os fins previstos no Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa, acompanhados de relatórios de execução física e financeira, tendo necessariamente aplicabilidade, não podendo ser canalizados para outras iniciativas, nem ser tão pouco acumulado com verbas para o ano seguinte.


4. Esta modalidade de prova de despesa - que defendemos – garante que as actividades desportivas sejam executadas e as verbas não sejam “desviadas”. Contudo esta situação origina um “embaraço contabilístico” para a colectividade, considerando que não se tem outra fonte de receita, como outras associações, que não esteja sujeita a fiscalização externa à própria colectividade.
Assim sendo, não é possível acumular avultadas verbas para o ano seguinte, causando, muitas vezes, dificuldades financeiras, tendo em conta que:

- 1. As verbas recebidas são transferidas para o clube em tranches e a primeira, habitualmente, só é transferida nos finais do primeiro trimestre, logo é necessário assegurar e custear a prática desportiva de Janeiro a Março de cada ano ;

- 2. Os 40% do apoio do Município de Lisboa só é aprovado e concedido após apresentação de facturação de despesa, logo é necessário que o clube tenha verba disponível para adiantar e, assim, custear estas despesas.





5. Nesse sentido temos feito uma “ginástica” para gerir esta situação, ultrapassando este obstáculo, através da transição dos saldos positivos dos anos anteriores, resultantes de donativos, sempre em pequenas importâncias em dinheiro.


6. Dedicamos aqui algumas palavras em resposta às vozes caluniosas, que lançam boatos na Freguesia, dizendo publicamente que os dirigentes desta colectividade fazem dela modus vivendi.


Poderão observar o nosso trabalho em prol da juventude e do desporto e, aqui, conhecer os fracos recursos financeiros – sujeitos a fiscalização, através dos relatórios de execução física e financeira apresentados anualmente ao Município de Lisboa.

É fácil dizer mal e lançar calúnias e difamações! Mais difícil é dedicar parte do seu tempo em prol da colectividade e dos outros!

Contudo, é lamentável que responsáveis autárquicos e ex-dirigentes desportivos se dediquem, através de ataques pessoais, a este tipo de actividade.

Não temos medo!

Não vamos desistir e muito menos ceder a intimidações!

O nosso trabalho, além de ser visível , é gratificante e fala por si!

Vamos continuar a trabalhar, pelos nossos jovens atletas, em prol do Desporto e da Juventude da Freguesia da Charneca e Cidade de Lisboa.


7. Deixando o pessimismo de lado, também existem pessoas que têm nas suas vidas postura diferente: dedicação voluntária ao serviço do desporto e da Juventude.
Eles têm um rosto e um nome. Por isso, não posso deixar de fazer uma referência à sua disponibilidade e dedicação, que acompanham na formação técnica os nossos atletas: Vitor Silva, Nelson Melo, João Piseiro, José Rosa.
Aqui fica o nosso registo e reconhecimento do voluntariado prestado, ao serviço do Grupo Desportivo Águias da Charneca, do Desporto e da Juventude.




8. Apresentamos, discriminadamente , as receitas obtidas em 2009:

RECEITAS € Total
Junta de Freguesia da Charneca - Subsídio anual 3.000,00
3.000,00
Junta de Freguesia da Charneca – Protocolo c/ CML
Apoio para manutenção, conservação e reparação de instalações desportivas 3.026,00
Apoio ao fomento e desenvolvimento de actividades físicas e desportivas 1.598,00
4.624,00
Câmara Municipal de Lisboa
Apoio A- Actividade desportiva regular/Aquisição de equipamento desportivo 3.120,00*
Apoio C- Aquisição de equipamento informático 720,00*
*3.840,00
Outros donativos
Presidente da AAL 50,00
50,00
Saldo ano anterior 1.120,00
1.120,00

TOTAL 12.634,00


• * valores referentes a 60% do subsídio atribuído em 2009;

• os restantes 40% não podem ser contabilizados em 2009, porque não foi feita a respectiva transferência, no entanto serão afectados à receita de 2010, aquando da sua efectiva transferência bancária;


• estes valores não se encontravam contemplados no orçamento previsto para 2009, porque não se conhecia a atribuição dos mesmos, uma vez que foi a 1ª vez que o GDAC se candidatou e, também, porque só foi aprovado pela CML, em Sessão de Câmara de 31 de Julho de 2009.

• Apresentámos, também, na candidatura de apoios do Município de Lisboa 2009, um pedido de apoio para obras de remodelação da Sede Social, não tendo sido contemplados. Este assunto relacionado com a Sede Social será mais explanado no capítulo que se encontra no Plano de Actividades para2010.

DESPESAS 2009
Apresentamos, de igual modo, as despesas efectuadas em 2009.
Em anexo, juntamos uma listagem com a relação do nº documento de
despesa/ forma de pagamento/ descrição e valor.
DESPESAS € € TOTAL
1. Actividade desportiva regular
1.1. Transportes
1.1.2. Combustível 685,50
1.1.3. Seguro automóvel 271,65
1.1.4. Selo de circulação automóvel 48,00
1.1.5. Reparações da carrinha 571,68
1.1.6. Títulos de transporte 175,60
1.1.7. Serviço de táxi 66,50
1.1.8. Aluguer de transporte – Barraqueiro 400,00
1.1.9. Portagem 3,25
TOTAL 2.222,18
1.2. Material desportivo 657,70
1.3. Troféus
1.3.1. troféus para o 7º Festival de Carnaval 106,48
1.3.2. Galhardetes 174,00
1.3.3. Taças e medalhas 47,50
TOTAL 327,98
1.4. Exames - Medicina desportiva 99,20
1.5. Taxa filiação AAL 50,00
1.6. Seguro Acidentes Pessoais dos Atletas 497,88
1.7. Inscrições G.P. de Natal - AAL 4,00
1.8. Inscrições G.P. Ingleses F.C 12,00
1.9. Ramo de flores - funeral 20,00
1.10. Artigos Papelaria e escritório 308,45
1.11. Artigos de limpeza e lavagem roupas 238,46
1.12. Produtos Alimentares / refeições 1.073,25
TOTAL 5.511,10
2. Material Informático/ Mobiliário
2.1. Aparelhagem de som 462,60
2.2. Computador(1) Impressoras (2),Câmara(1) 989,53
2.3. Secretária e utensílios 110,85
TOTAL 1.562,98
3. Sede Social
3.1. Rendas 1.486,76
3.2. EPAL 56,29
3.3. Telecomunicações 226,75
3.4. Materiais de construção 955,01
Total 2.724,81
4. Diversos 965,80
TOTAL 10.764,69

SALDO A TRANSITAR PARA 2010
Receitas 2009 12.634,00
Despesas 2009 10.764,69
Saldo para 2010 +1.869,31


APOIO A- ACTIVIDADE DESPORTIVA REGULAR / AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO

1. Desenvolvemos todas as actividades programadas no nosso Plano de Actividades para 2009;

2. Apresentámos a respectiva execução física e financeira à CML, tendo cumprido o respectivo Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, assinado entre as duas entidades;

3. Com o cumprimento integral do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa (RAAML) aguarda-se a respectiva transferência dos 40% do subsídio;

4. Poderá, ainda, consultar o nosso Plano de Actividades e as respectivas concretizações e realizações desportivas durante o ano de 2009, em www.gdaguiascharneca.blogspot.com ou, ainda, nos boletins informativos publicados.


APOIO C- OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS / AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO

1. Apresentámos, na candidatura aos apoios do Município de Lisboa 2009, pedido de apoio para efectuar as restantes obras na Sede Social do GDAC, conforme orçamento que se encontra no Plano de Actividades para 2010.

2. Este pedido de apoio não foi contemplado, não podendo esta associação desportiva completar a obra, subsistindo o problema: que fazer deste espaço municipal, sem solução à vista e sem utilidade?


3. Nesta rubrica, apenas foi atribuído um subsidio no valor de €1.200,00 para aquisição de material informático. O material informático adquirido encontra-se descriminado no espaço das DESPESAS 2009, designadamente 1 computador portátil ASUS, 2 Impressoras HP, 1 Câmara de Filmar Rangel da SAMSUNG e 1 secretária IKEA.

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